Influências Literárias



A Herdeira
Roffe&filhos era uma das maiores impresas internacionais, um império indústrial e comercial que seestendia aos quatro cantos da Terra. Foi fundado no século XIX em Cracóvia por um jovem judeu, a compahia Roffe&filhos atravessava os tempos cada vez mais sólida, mais famosa e, naturalmente, mais próspera. O fundador dividira o capital da firma em ações, que deveriam ficar sempre em poder de pessoas da família e não poderiam ser vendidas ou transferidas, senão pela unanimidade dos votos dos herdeiros. Entretanto, os diretores e acionistas da firma lutavam contra problemas financeiros gravíssimos, pois possuiam ações valiossímas, que não podiam vender. Foi então que coisas estranhas começaram a acontecer. Sam ROffe negou-se a ceder a essas pressões e foi morto num acidente de alpinismo provocado. Os atentados e os crimes se sucediam, visando a pessoa patética da filha de Sam Roffe, a jovem Elizabeth. Entre os descendetes diretos ou por afinidade do velho Samuel, todos eram suspeitos. Quem seria o sabotador e assassino que alarmava todos os que trabalhavam na poderosa companhia ?


A Cidade do Sol
A cidade do sol conta a história de Mariam e Laila. Mariam tem 33 anos e viveu metade de sua vida num casebre isolado, distraindo-se com as flores, os mosquitos e as pedras de um riacho. Quando ela tinha quinze anos, sua mãe morreu e Jalil, o homem que deveria ser seu pai, a deu em casamento a Rashid, um sapateiro de 45 anos. Na grande cidade, Mariam cumprirá seu destino de mulher: servir ao marido e dar-lhe muitos filhos. Mas as pessoas não controlam seus destinos.
Laila tem 14 anos. É filha de um professor que sempre lhe diz: “Você pode ser tudo o que quiser.” Sua mãe preocupa-se com os filhos que partiram para lutar contra os soviéticos, e esquece que a menina precisa tanto de sua atenção como os rapazes de suas preces. Laila vai à escola todos os dias, é inteligente, sonha com países distantes e com seu amigo, Tariq. Sempre soube que a vida era muito maior do que casar e ter filhos. Mas as pessoas não controlam seus destinos.
Confrontadas pela turbulência da história de um país, o que parecia impossível acontece: Mariam e Laila se encontram e estão absolutamente sós, com suas expectativas sobre a vida viradas de cabeça para baixo. A partir desse momento, embora o acaso — e também o ódio e a insensatez — continue a decidir seus passos, outra história começa a ser contada. Aquela que apaga as fronteiras entre países, entre idéias, entre Ocidente e Oriente, entre o justo e o injusto, amor e ódio, bem e mal, entre homens e mulheres.

1808
No livro, Laurentino Gomes contextualiza a vinda da família real às condições políticas, econômicas e sociais da época em Portugal, França, na Inglaterra e no Brasil. Até o final de 2008, o livro já tinha vendido mais de 350 mil exemplares no Brasil e 50 mil em Portugal.
Em 2008, 1808 recebeu o prêmio de melhor Livro de Ensaio da Academia Brasileira de Letras e o Premio Jabute de Literatura  na categoria de livro-reportagem e de livro do ano de não-ficção

O Símbolo Perdido
Chamado por seu amigo Peter Solomon para dar uma palestra em Washington, Robert Langdon viaja até a capital americana, mas ao entrar no palco para iniciar a palestra descobre que tudo aquilo foi uma forma de atrair-lo até ali para iniciar uma busca por um antigo portal místico que tornaria possível a Apoteose. Robert se vê então forçado a colaborar com Mal`akh, vilão que esquematiza todos os passos de Langdon para que este decifre e revele o segredo da Pirâmide Maçônica, para que assim Mal`akh tenha acesso ao poder prerrogado pela lenda dos Antigos Mistérios. No desenrolar da trama Robert recebe ajuda de Katherine Solomon, irmã de Peter que está sendo mantido refém pelo vilão da historia. Katherine é uma pesquisadora de um novo ramo da ciência, a Noética. Juntos vão decifrando os segredos escondidos na Pirâmide e se aproximando cada vez mais do grande Símbolo Perdido, palavra que quando entendida daria ao homem um poder sobre-humano.


                                        A Hora da Estrela
A hora da estrela é o penúltimo romance e último livro publicado em vida pela escritora brasileira Clarice Lispector. O romance conta a história da datilógrafa alagoana Macabéa, que migra para o Rio de Janeiro, tendo sua rotina narrada por um escritor fictício chamado Rodrigo S.M. O livro possui duas temáticas: é uma obra sobre a vida de uma retirante na cidade grande, mas também uma reflexão sobre o papel do escritor na sociedade moderna